!.! Exibições do Chapolin !.!

Assista ao Chapolin Colorado no:

SBT

- Segunda á Sexta, ao 12h45 (SP e parabólicas)
- Sábado ao 12h45 (SP e Grande SP)

CARTOON NETWORK
*

- Segunda á Sexta ás 20h30
- Sábado ás 10h30 com reprise ás 20h30
- Domingo ás 11h00

TLN NETWORK *

- Aos sábados ao 12h30

* Você só poderá assistir caso possua TV paga, ou no PC, usando programas como o Mega Cubo *
" UENDE ESTÁ O DONDE?! " by Chapolin Colorado

!.! Busque por título do Episódio/Download/Notícia !.!

3 de agosto de 2009

Chapolin : HISTÓRIA

...um herói autêntico, porque o valor está em vencer o medo..."
Chespirito falando sobre o Chapolin para a RedeTV!

Tudo começou em 1970, quando o programa de Roberto Gómez Bolaños na TV TIM, do México, acabara de ganhar mais tempo de transmissão e sua duração passou para uma hora. O programa Chespirito, criado em 1968, ia então ao ar nas segundas-feiras às 20h e era dividido em vários quadros. Um deles havia acabado de surgir, naquele mesmo ano de 1970, e tinha como protagonista um atrapalhado super-herói. Isso mesmo: era o Chapolin!

O seriado Chapolin Colorado ("El Chapúlin Colorado" em espanhol) foi criado por Roberto Gómez Bolaños um ano antes do Chaves. O Polegar, também interpretado por Bolaños, começou na TV TIM e a série foi inspirada nos super-heróis populares, como Batman e Super-Homem. Ao contrário destes heróis, que são altos, fortes, bonitos, musculosos e destemidos, Chapolin é baixinho, fraco, magro, feio e medroso. Pra dizer a verdade, Chapolin é mais um personagem de humor do que um herói, pois apesar de ter armas como as anteninhas de vinil, a marreta biônica, a corneta paralizadora e as pastilhas encolhedoras (também chamadas de pílulas de polegarina ou de nanicolina), ele sempre tropeça, corre ou treme de medo... Enfrentou vilões do velho-oeste, do espaço, da máfia, da Antigüidade, ladrões, seqüestradores e até os mais comuns problemas do dia-a-dia. Já foi chamado, além de Chapolin Colorado, de Polegar (Vermelho) e Vermelhinho em função da evolução da dublagem da série no Brasil. Chespirito diz que pra ele Chapolin é um herói que tem medo e é valente por tentar encarar os seus medos e também diz que é um herói autêntico, no qual inclusive é o único que gosta de mulheres. Outro ponto forte são as lições de moral dadas para resolver os problemas, além das soluções ao acaso. Algumas vezes, Chapolin divide a cena com Super Sam, uma sátira aos heróis americanos, e ao Tio Sam, super divertido, ele resolve até problemas no lugar do Polegar.

Como a série "Chaves", "Chapolin" também deixou de ser um simples quadro para virar uma série independente e passou a ser exibido pela emissora Televisa em 1973. O programa sofreu mudanças de 1973 até 1979, ano em que seria encerrada a trajetória do Polegar Vermelho, sendo gravado o episódio final do seriado. Nele, Chapolin, Florinda Meza (Dona Florinda), Rubén Aguirre (Professor Girafales) e Edgar Vivar (Sr. Barriga) conversam sobre as virtudes do personagem e relembram os momentos mais marcantes da série. Este episódio de despedida nunca foi exibido no Brasil.

Depois do último episódio, "Chapolin", assim como "Chaves", voltaria a ser um quadro do Programa Chespirito, que regressou em 1980 na Televisa. No ano seguinte, é gravado "Aventuras em Marte", que foi exibido algumas vezes pelo SBT como um filme, mas que na verdade é uma outra versão prolongada do episódio "O Planeta Vênus". Aliás, nos anos 80 e 90, a prioridade era a gravação de muitos remakes de episódios realizados na década de 70. "Chapolin" foi produzido até 1994, quando Bolaños, já envelhecido e com uns quilos a mais, não conseguia mais dar ao personagem a agilidade e a juventude dos tempos de outrora.

Chapolin sempre será lembrado pelo modo diferente como fez as coisas e pelos gestos mais inesperados, mas que desvendaram mistérios e resolveram problemas.

0 comentários:

Postar um comentário

|Registre aqui a sua opinião|

BlogBlogs.Com.Br